A comunidade rural que vive nas áreas próximas à UHE Retiro Baixo, contou com uma ótima oportunidade para aprimorar seus conhecimentos sobre a produção dos derivados do leite.

Entre os dias 2 e 6 de abril de 2012, proprietários rurais e funcionários das fazendas participaram do curso “Beneficiamento de Leite”. Essa iniciativa faz parte do Programa de Reordenamento Econômico da usina.

O curso foi realizado na Fazenda Mourões, localizada na área de influência da UHE Retiro Baixo, no município de Felixlândia. Com 40 horas de duração, o treinamento ensinou como se produz mussarela, mussarela trançada, queijo minas padrão, requeijão, iogurte e doce de leite. Além disso, os participantes aprenderam aspectos relacionados à qualidade de produção, como por exemplo, a higienização, a pasteurização, a confecção de derivados, embalagem, rotulagem e a comercialização.

A iniciativa é resultado da parceria entre a empresa Retiro Baixo Energética S.A (RBE) –responsável pela operação da usina -, o Sindicato Rural de Felixlândia e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Sem custo algum para os participantes, o curso foi conduzido pelo nutricionista, André Simões e acompanhado pelo zootecnista e consultor da empresa Limiar Ambiental, Alisson Meneses.

Para quem não participou do curso, mas quer se capacitar a fim de adquirir conhecimentos sobre assuntos relacionados à produção agropecuária, ainda serão realizados outros três cursos a serem divulgados posteriormente.